Vacinas Obrigatórias para Gatos

Apesar de muitos dizerem que não existe uma obrigatoriedade na vacinação de gatos, isto não é verdade. De acordo com a Vigilância Sanitária, órgão do Ministério da Saúde, a todo proprietário de animal é obrigatório manter seu cão ou gato permanentemente vacinado contra a Raiva.

Além da Raiva, que pode matar o seu animal e ser transmitida para sua família, o seu gato deve ser vacinado contra outras doenças, também perigosas: a Coriza, mais conhecida como a gripe dos gatos, é uma infecção no aparelho respiratório; a Anleucopenia ou Gastroenterite, muito parecido com a parvovirose canina e também muito comum em gatos até um ano podendo levar à morte; a Leucemia (FeLV) felina provocada por um vírus e a doença mais mortal nos gatos.

O correto é leva-lo ao veterinário para uma avaliação geral e enquanto não estiver com as vacinas em dia evitar que ele entre em contato com outros animais.

O médico fará uma carteira de vacinação para registro de todas as vacinas que seu animal receber. A partir de dois meses de vida ele começará a ser imunizado e até quatro meses ele terá que ser revacinado mensalmente. A partir daí as vacinas serão anuais.

É importante também que o seu gato seja vermifugado a partir do 15º dia de vida. Os vermes podem ter sido adquiridos da mãe e podem ser fatais para o filhote.

Um animal vacinado pode evitar que sua família seja infectada. Os pelos, a mordida ou a arranhadura do gato não imunizado, podem transmitir várias doenças. Portanto, mantenha a Carteira de Vacinação do seu bichano em dia. Você vai evitar que ele sofra e proteger sua família.

comentários até agora.