Qual o melhor remédio para gripe e resfriado?

A diferença entre gripe e resfriado

Apesar de possuirem algumas semelhanças, a gripe e o refriado tem características próprias que nos permitem diferenciá-los.

Resfriado: caracteriza-se como uma infecção branda das vias aéreas. Pode ser causada por mais de um tipo de vírus, o causador mais comum é o Renovírus. É contagiosa podendo ser pega no ar, quando a pessoa espirra, ou quando entra-se em contato com a pessoa resfriada dando as mãos para ela. Dura entre 1 e 2 semanas e os sintomas mais comuns são rinite, tosse e espirros. Pode ocorrer dor de garganta de curta duração nos primeiros dias. A tosse seca pode durar até semanas depois do fim dos sintomas.

Gripe: A gripe também é transmitida por um vírus, mas nessa caso ele é único, chamado de Influenza. Os sintomas característicos são dores pelo corpo, dor de cabeça, mal estar, perda do apetite, dor de garganta e tosse. Na gripe os sintomas costumam aparecer subitamente ao contrário do resfriado, no qual eles surgem gradualmente. A tosse e a febre são sintomas precoces. É contagioso também, pode ser transmitido da mesma forma que o resfriado. A doença costuma ser de até 2 semanas.

Remédios tradicionais

Existem inúmeros remedios comercializados em farmácias tradicionais que combatem a gripe e o resfriado. O resfriado é mais frequente de ocorrer do que a gripe, ele ocorre em média 7 vezes ao ano, enquanto a gripe ocorre geralmente 1 vez ao ano.

Para quem quiser optar pelos tratamentos convencionais, a base de remédios, o ideal para sarar um resfriado é tomar remédios que contenham vitamina C, mentol, sejam anti-inflamatórios e descongestionantes. Alguns remédios em sua composição já abrangem tudo isso. Veja alguns nomes: Bromfeniramina, Clorfeniramina, Fenindamina, Triprolidina. Você também pode comprar remédios como Resfenol, Vicky, Bio-C, Redoxon, Afrin e Sorine.

Já quem está com gripe deve lembrar-se de se previnir também da febre, tomando Novalgina ou Paracetamol. Os remédios indicados acima para o resfriado também ajudam na gripe. Muitas injeções ajudam a evitar tipos de gripes mais fortes, portanto não deixe de estar em dia com as suas vacinas. Fique atento às campanhas do Ministério da Saúde.

Remédios Naturais

Quem é adepto da medicina natural e dos remédios caseiros pode tentar receitas com alimentos que ajudam a combater gripes e resfriados, como por exemplo chás de menta, hortelã ou limão com mel. O alho e o gengibre também ajudam, principalmente com a tosse. Tomar bastante suco de laranja e água são essenciais para o tratamento da gripe e resfriado, mesmo para quem estiver tomando remédio tradicional. Quem estiver com dor de garganta pode fazer gargarejos com água e vinagre, água e limão ou água e sal.

 

 

comentários até agora.