Percentual de gordura no corpo – Calcular

O que é o Percentual de Gordura?

Para quem ainda não sabe, o percentual de gordura do corpo é a porcentagem de gordura que o seu corpo possui. Através desta porcentagem é possível perceber se sua saúde está ameaçada e se você realmente precisa maneirar e deixar os alimentos gordurosos um pouco de lado.

Vale lembrar que o nosso corpo não é constituído só de gordura, nem mesmo os obesos possuem só gordura no organismo, todos possuímos massa magra e gordura corporal, na massa magra se incluem os músculos, órgãos, sangue e tudo o que nos forma.

A gordura corporal é extremamente importante para a nossa vida, já que ajuda o organismo a desempenhar funções vitais, sem ela não seria possível viver, portanto não adianta achar que a gordura é uma coisa ruim, ela só se torna perigosa caso estiver acumulada em grande quantidade em nosso corpo.

Para saber se isso está ocorrendo basta calcular a porcentagem de gordura que seu corpo tem. O porcentual de gordura pode variar de acordo com a idade e também demonstrar mais perigos relacionados à saúde conforme vamos envelhecendo, as variáveis básicas que são necessárias para fazer o cálculo do percentual de gordura do corpo são as medidas de duas partes do nosso braço, das coxas, pernas e barriga.

Resultado do Cálculo

Nenhum método para calcular o percentual de gordura do corpo é totalmente correto, há até mesmo aparelhos mais avançados, raios-x que calculam através da densidade do corpo quanto há de gordura, mas nada que dê 100% de exatidão.

Vale lembrar que a medida da gordura corporal não tem nada a ver com comparação da aparência das pessoas, ou seja,não é porque a pessoa tem uma aparência mais “gordinha” que ela tenha um alto percentual de gordura no corpo, muitas vezes ela pode ter grande quantidade de massa magra, que é adquirida com a prática de exercícios físicos, boa alimentação e também com a musculação.

O percentual de gordura do corpo serve para que as pessoas possam acompanhar a progressão de seus treinamentos e dietas, ou seja, se ela está querendo perder gordura corporal e ganhar mais massa magra deve medir antes de começar e depois que já estiver evoluído no treinamento.

Pessoas que estejam com problemas de saúde devido a altas taxas de gordura corporal também podem usar esse cálculo em suas dietas, para saber quando estarão mais saudáveis.Você pode calcular o percentual de gordura do seu corpo, mas lembre-se que o resultado não será 100% correto, o ideal sempre é procurar um médico para dar o veredito final.
Acesse o link: http://www.cdof.com.br/gordura.htm

O nível ideal de gordura no nosso organismo está entre os 20%, portanto se os níveis percentuais de gordura calculados para suas medidas estão acima disso, sem dúvidas o melhor a se fazer é começar atividades físicas aliadas a uma reeducação alimentar. Lembre-se que antes de começar a fazer atividades físicas ou dietas pesadas é importante consultar um médico.

comentários até agora.