IPVA 2012 – Tabela de IPVA 2012 SP RJ MG BA RS

Todo mundo que tem um automóvel sabe que há muitos compromissos financeiros para cumprir. Um deles é o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, o tão assustador IPVA. Esse imposto é cobrado uma vez por ano, e caso a dívida não seja honrada o carro passa a estar em situação irregular. Com isso, se o motorista for flagrado por um policial e o automóvel estiver nessa condição, o veículo poderá ser apreendido.

Os valores do IPVA podem variar de acordo com o estado onde o carro está registrado. As alíquotas costumam variar entre 1% e 6% sobre o valor do bem. Com relação ao valor das alíquotas, é esperado que as porcentagens não mudem em relação ao valor cobrado no ano anterior.

- São Paulo – entre 3% e 4%.

- Minas Gerais:  4%

- Rio de Janeiro: 4%

- Bahia: entre 2,5% e 3,5%

- Rio Grande do Sul: 3%

O motorista precisa verificar junto ao Detran de seu estado as tabelas e as datas de pagamento, que variam de acordo com os números finais da placa. O pagamento pode ser feito a vista ou dividido em parcelas. Também é possível obter descontos caso a dívida seja quitada antes de um certo prazo. Em caso de atraso não deixe passar muito tempo ou os juros atingirão em cheio o seu orçamento.

Para mais informações acesse o site do Detran de seu estado:

São Paulo –  http://www.detran.sp.gov.br

Rio de Janeiro – http://www.detran.rj.gov.br

Bahia – http://www.detran.ba.gov.br

Rio Grande do Sul – http://www.detran.rs.gov.br

comentários até agora.