Espartilhos 2011-2012 – Fotos e Modelos

Para que serve o espartilho?

O espartilho é uma peça que faz parte do vestuário feminino. Ele dispõe de barbatanas, geralmente, metálicas e de cordões para amarração nas costas. A principal contribuição do espartilho é diminuir a cintura e manter a coluna reta. Além disso, o espartilho muitas vezes também é usado com a intenção de sustentar os seios.

Espartilho é o nome que se dá para a peça que é usada internamente, como uma lingerie. O tipo de espatilho que se usa por fora, como se fosse uma blusa, é chamado de Corselet.

Um pouco de História

Apesar de ter sido inventado no século XVI, na Europa, o espartilho só atingiu o auge de uso no século XIX. Nessa época, conhecida como Era Vitoriana, todas as mulheres usavam o espartilho e as cinturas finíssimas viraram padrão de beleza, o realce que os espartilhos davam aos seios agaradava não só às mulheres, mas também aos homens. Com a invenção do sutiã no início do  século XX, o espartilho caiu em desuso, porém, nos anos 40 algumas mulheres, conhecidas como Pin-ups, retomaram essa moda e o espartilho foi se tornando cada vez mais uma peça sensual. Ele teve altos e baixos na moda, voltou a fazer sucesso nos anos 80, caiu nos anos 90 e estão de volta à moda atualmente.

O espartilho do século XIX e o dos anos 40, com as Pin-ups

Modelos de espartilhos

Como foi dito acima, os espartilhos voltaram à moda nos anos atuais. Essa peça atualmente está muito ligada a sensualidade e fetiche sexual, por isso é comum vermos espartilhos integrando coleções, principalmente, de lingeries. Porém, os corseletes também estão de volta, e prometem bombar no verão, afinal é uma peça mais cavada, não tem mangas e pode ser usado por cima de vstidos, combinados com saias ou calças, seja de dia, os modelos mais simples, seja de noite, os mais sofisticados.

Abaixo fizemos uma seleção dos tipos de espartilhos e corseletes que devem ser encontrados pelas ruas na próxima estação. Selecionamos desde lingeries, até modelos que podem ser mais casuais ou sensuais. Confira nas fotos abaixo:

O primeiro modelo, preto e branco, é um corselet pode ser usado de dia, com um blazer ou jaqueta que cubra o decote, ou à noite, numa festa. O segundo modelo é um espartilho, o branco, e é uma lingerie, ideal para apimentar a noite de núpcias. O terceiro também é lingerie para uma noite sensual. O quarto é corselete, preto, que pode ser usado por cima de camisas ou mesmo vestidos. O último, branco, também é um corselet muito sofisticado.

 

comentários até agora.