CPF com restrição? Como consultar?

CPF é a sigla para Cadastro de Pessoas Físicas, que é um registro brasileiro que identifica os inscritos em seu programa na Secretaria da Receita Federal, um órgão que guarda diversas informações sobre documentos.

Essa inscrição é obrigatório para todos os brasileiros e estrangeiros que forem contribuintes.  Depois da inscrição, é produzido um cartão de plástico para cada pessoa e este cartão vem com um número formado por onze dígitos. O número do CPF é exclusivo, e jamais poderá ser mudado.

Quando as pessoas vão comprar algo de alto valor, a empresa consulta o CPF do cliente para averiguar a situação de sua renda e se o documento é regular. A consulta é simples e pode ser feita na Receita Federal ou pelo site deste órgão.

Os indivíduos que não declararam imposto de renda tiveram seus CPFs bloqueado e por esta razão não podem efetuar compras parceladas, veículos e casa própria até prestar contas na Receita Federal.

Qualquer indivíduo pode efetuar uma consulta de graça no Serasa, um órgão de consulta de crédito. Você deve levar os seguintes documentos para esta consulta: RG ou Carteira Profissional e CPF. Nos bancos também dá para consultar, mas alguns combram por este serviço, informe-se antes de solicitar. Consulte a situação cadastral do seu CPF em www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATCTA/CPF/ConsultaPublica.asp

comentários até agora.